quinta-feira, 7 de junho de 2012

Papa nomeia novo bispo para Diocese de Erexim



 Mons. José Gislon - Nomeado Bispo Diocesano de Erexim-RS

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 6, novo bispo para a Diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul: Frei José Gislon. Até então, o sacerdote era Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma.

Frei José Gislon substituirá Dom Girônimo Zanandréa, que pediu renúncia do governo pastoral da diocese de Erexim, de acordo com Cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico, que especifica que "o bispo diocesano, que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências".
“Desde já o acolhemos com alegria e invocamos as luzes do Espírito Santo para que o ilumine em sua missão na nossa Diocese”, declarou Dom Girônimo Zanandréa no site da Diocese.


Frei José Gislon

Filho de Vicente e Jurema Gislon, frei José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, Diocese de Rio do Sul (SC).

Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Em 1978, ingressou no Seminário dos Freis Capuchinhos, em Irati, no Paraná. Fez o Curso de Filosofia em Ponta Grossa e de Teologia no Instituto Teológico Paulo VI de Londrina, também Paraná. Foi ordenado sacerdote em 28 de maio 1988, em Uraí (PR).

Fez mestrado em História da Igreja, na Universidade Gregoriana de Roma, de outubro de 1992 a janeiro de 1996. Foi professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba e também no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (PR), de 1997 a 2000. Em 2005, foi eleito Provincial, ou seja, o responsável pela Província São Lourenço de Brindes, do Paraná, Santa Catarina e Paraguai e em 2006 foi eleito Conselheiro Geral da Ordem dos Capuchinhos.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário