sábado, 20 de novembro de 2010

Solenidade de Cristo Rei do Universo!

Salve Jesus Cristo, Rei de nossos corações e Rei do Universo!
Por Jonas Cunha y Silva











Hoje, é dia de festa em toda comunidade Católica espalhada pelo mundo, celebramos Cristo que é Rei soberano de nossos corações e de todo universo. Esta solenidade foi instaurada pelo Papa Pio XI em 1925, com o fim de trazer consolo as desordens que afligiam o mundo na época e que continuam até os nossos tempos, o Santo Padre acreditava que a instauração de uma solenidade produziria mais frutos aos fiéis do que um documento ou uma encíclica, pois deste modo os fiéis participariam ativamente da solenidade, de corpo, alma e coração.


Basta ligar a TV, o rádio, ler as revistas e jornais diários, catástrofes, violências, drogas, iniqüidades etc. tudo isso infelizmente passou a serem coisas rotineiras, coisas do dia-a-dia de todas as cidades, estados e países de todo globo terrestre. Será que existe uma solução para tudo isso? Sim, existe, tudo isso terá fim, quando enfim Cristo for o Rei definitivo e soberano de nossos corações, de nossas cidades, de nossos países, enfim, de todo o universo. Porque a solenidade de Cristo Rei traz as respostas para a resolução dos problemas de toda a humanidade? O próprio Santo Padre (PIO XI) responde: “Em primeiro lugar porque toda essa profusão de males provém do homem, e por terem afastado Jesus Cristo e sua lei perfeitíssima do convívio familiar e da vida pública, e porque, para restaurar e consolidar a paz, não há meio mais eficaz do que restaurar a soberania de Nosso Senhor.”

Atualmente tudo está andando rumo à decadência, leis contra a dignidade humana são aprovadas por políticos: aborto, casamento homossexual, eutanásia etc. Tantos sintomas não enganam: são o sinal certo de uma doença chamada laicismo (a peste de nossos tempos segundo PIO XI). “Deus e Jesus Cristo tendo sido excluídos da legislação e dos assuntos públicos, a autoridade já não recebendo a sua origem de Deus mas dos homens, aconteceu que… o próprio fundamento da autoridade foi abolido enquanto suprimiam o motivo essencial do direito de mandar e de obedecer. Fatalmente o resultado foi o abalo da sociedade humana toda, já privada de sustentáculo e de apoio firmes (Pio XI, Ubi arcano, 23/12/1922)”. Porque será que atualmente, tantos rejeitam o Reino de Cristo? Do que têm medo? Cristo não teve soldados para libertá-lo dos judeus, e, quando queriam fazer D’Ele um Rei, ele próprio fugiu. Ao mesmo tempo diante de Pilatos ele afirma: “Meu Reino não é deste mundo.” “Não rouba coroas efêmeras, aquele que distribui as coroas do Céu.”

Nesta grande solenidade de nossa Santa Igreja, acordemos! Sejamos soldados fiéis deste Grande Rei que é Jesus Cristo, sejamos fiéis soldados! Soldados que dão a vida pelos ideais de seu Rei e por todo o Reino dele. Analisemos neste fim de ciclo litúrgico, nossas ações em benefício da instauração do Reino, será que combati o bom combate? Será que fui um bom soldado? Será que vivi como deveria viver o ano litúrgico?

Termino este post com frases de mártires dos primeiros séculos da nossa Igreja, aprendamos deles, os grandes Soldados da Fé!

O martírio é o testemunho supremo dado à verdade da fé: ele manifesta um testemunho que vai até a morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, a quem fica unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Aguenta a morte graças a um ato de força « Deixai que seja a comida das feras. É por elas que poderei chegar a Deus » (S Inácio de Antioche, Rom.4,01).

«De nada me servirão os encantos do mundo nem dos reinos deste século. É melhor para mim morrer (para me unir) a Cristo Jesus do que reinar sobre as extremidades da terra. É Ele que procuro, que morreu por nós ; Ele que quero, que ressuscitou por nós. O meu parto está próximo… » (S.Inácio de Antioche, Rom. 6, 1-2).

« Eu bendigo-Te por me ter julgado digno deste dia e desta hora, digno de ser contado entre os teus mártires… Cumpriste a tua promessa, Deus da fidelidade e da verdade. Por essa graça e por todas as coisas, eu louvo-te, bendigo-te pelo eterno e celeste Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, o teu Filho muito amado. Por ele, que está contigo, glória te seja dada, agora e nos séculos. Amem » (S.Polycarpe, matr. 14, 2-3).

Cristo Rei Nosso: Venha a nós o Vosso Reino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário