domingo, 18 de julho de 2010

Dom Airton José dos Santos


Ego Sum Pastor Bonus!

Dom Airton José dos Santos
Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes - SP
Por: Jonas Cunha y Silva

Nascido em 25 de Julho de 1956 na cidade mineira de Bom Repouso (região Sul do Estado de Minas Gerais), tendo sete irmãos. No ano de 1964, seus pais mudaram-se para o ABC paulista mais precisamente para São Bernardo do Campo, em 1967 mudaram-se novamente só que para Santo André - SP, ingresou no mesmo ano (1967) no Seminário Diocesano de Santo André, onde iniciou seus estudos eclesiásticos.

De 1979 a 1981, fez os estudos filosóficos nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo, ingressou no curso de Teologia da Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também no Ipiranga em São Paulo, foi ordenado Presbítero em 08 de dezembro de 1985, por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Cláudio Hummes, então Bispo diocesano de Santo André. Em março de 1986, iniciou seu ministério sacerdotal como Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição na cidade de Diadema - SP. Em 1987, sem prejuízo de sua nomeação anterior, foi nomeado para o cargo de Diretor e Formador na Casa Formação dos Seminaristas da Filosofia do Seminário Diocesano de Santo André. Permaneceu neste cargo até o final do ano de 1997. Neste período, 1986 a 1997, também exerceu outros serviços na Diocese: Vigário Regional da Região Pastoral de Diadema Coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição em Diadema Coordenador da Pastoral Familiar membro do Conselho de Presbíteros e membro do Colégio de Consultores.

Em 1998, foi destinado para estudos de Especialização em Roma, residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, no período de agosto de 1998 a junho de 2000, conseguindo o Título de Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em outubro de 2000, foi nomeado por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Décio Pereira, Bispo Diocesano de Santo André, para ocupar o encargo de Chanceler do Bispado e, em Setembro do mesmo ano, para o encargo de Ecônomo da Diocese. No dia 18 de março de 2001, foi nomeado Pároco da Catedral Diocesana de Santo André, sucedendo a Sua Excelência Reverendíssima, Dom Manuel Parrado Carral, até esta data, Pároco da Catedral. Acumulou estes três ofícios até o dia 19 de dezembro do mesmo ano, quando foi nomeado, por Sua Santidade o Papa João Paulo 11, Bispo Titular de "Felbes" e Auxiliar para a Diocese de Santo André.

Foi ordenado Bispo, no dia 02 de março de 2002, tomando posse de seu ofício na Quinta feira Santa do mesmo ano, sendo apresentado ao Clero e ao Povo, na Missa dos Santos Óleos.

Um bispo muito Romano! prestativo e como todo Bom Pastor, está em profunda sintonia com o Santo Padre o Papa Bento XVI.

Mais informações em: http://www.diocesedemogi.org.br/

2 comentários:

  1. Eminência, mto obrigado, esta de parabéns

    ResponderExcluir
  2. Como e bom e agradavel louvar o Senhor pelos menssageiros de sua palavra, louvo e glorifico a Deus por esse Bispo tão ungido e por todos os bispos de Saõ Paulo.

    ResponderExcluir